Buscar
  • Entre serras e águas

Mairiporã

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Em 1696 o pequeno povoado que surgiu em fins do século XVI, meados do século XVII, é elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri. Juqueri é o nome de uma planta leguminosa conhecida como dormideira. Muitos anos depois, é instalado um hospital psiquiátrico na região, chamado Juqueri, causando confusão na entrega de correspondências por isso, em 1948, foi aprovada a mudança do nome do município. O nome Mairiporã, de origem tupi-guarani, foi sugerido pelo jornalista e poeta Araújo Jorge, mairy'poranga — significado: mairy: cidade (nome dado pelos tupis ao agrupamento dos franceses (mairy'reya)+ poranga: bonito. Cidade Bonita.




O auge de Mairiporã acontece na década de 50, marcado pela vinda da Companhia Cinematográfica Multi Filmes, dirigida pelo cineasta Mário Civelli. Infelizmente dessa história não foi preservado nenhuma estrutura ou vestígio, os barracões da companhia, onde foi rodado o primeiro filme colorido no Brasil, foram demolidos.



Pensionato Japonês em Mairiporã — foto: Humberto do Lago Müller


Foto realizada em 1913, na recepção dos japoneses no Pensionato Japonês, pelo padre José Maria Fernandes e Felício Fagundes, estes recepcionaram às dez famílias de imigrantes lideradas por Akimura, natural de Kumano.

Mairiporã abrigou uma das mais antigas colonias japonesas no Brasil. Chōju Akimura e as outras nove famílias que o acompanhou adquiriram lotes de terra em Juqueri. Após alguns anos eles fundaram a Cooperativa Agrícola do Juqueri, que no pós-guerra tornou-se a imponente Cooperativa Agrícola Sul-Brasil.

A cidade mantém suas atividades agrícolas, apesar de não ser mais uma grande colônia japonesa, com suas plantações de uva e gengibre, o cultivo de alimentos e a criação de animais é forte em uma boa parte da cidade.


O Senhor Celso e Dona Irineide fazem parte do projeto IPE Semeando Água. Todos os sábados apresentam e vendem seus produtos na feira livre da cidade.






Mairiporã situa-se a uma altitude média de 790 metros. As partes mais altas do município estão na Serra da Cantareira, onde as altitudes superam os 1.100 metros em algumas regiões.


Coreto de frente a Igreja Matriz



Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro


Pátio da Igreja Matriz, um dos pontos mais alto do centro da cidade.




Igreja dos Negros





Do antigo edifício que abrigava a cadeia da cidade, as janelas e grades estão preservadas.


2020 — Vestígio de uma, das mais de 400 Olarias, que a cidade possuía.


Olaria Osmar Zunkeller em 1975.



Lista com nomes de algumas das famílias que foram proprietárias de olarias. A cidade não tem mais nenhuma olaria.








47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo